Coordenador : Mauro Romero Leal Passos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395753.2206.50920.03072023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A LIST tem como público-alvo não só os discentes e docentes do Instituto Biomédico, da Faculdade de Enfermagem e da Faculdade de Medicina pela promoção de atividades como cursos e palestras, mas também a população atendida nos serviços do setor DST/AIDS do Instituto Biomédico, onde há promoção a saúde através de ações de prevenção. São propostas também ações de prevenção e promoção de saúde que ultrapassam os limites do HUAP e do setor DST/AIDS que são realizadas também em nas nossas redes sociais para poder ter um maior alcance da população.
Local de atuação: Online, por meio do Meet, Zoom, Youtube, Forms ou plataforma que seja mais viável. Quando presencial: Auditório Aloysio de Paula 2º andar da Faculdade de Medicina - Hospital Universitário Antônio Pedro Rua Marquês de Paraná, 303, Centro - Niterói - RJ CEP: 24033900.
Objetivo
Objetivo geral: - Promover o ensino, a pesquisa e a extensão, em diferentes cenários do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e do setor DST/AIDS do Instituto Biomédico, nas escolas e na comunidade presente na internet, e expandir o conhecimento em relação as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Objetivos específicos: - Promover seminários, simpósios, cursos e pesquisas; - Estimular a participação em eventos científicos; - Encontros mensais de aulas teóricas executada por professores e especialistas da áreas, por meio de plataformas online; - Atuação em campanhas de prevenção relacionadas à área; - Atuar na promoção e prevenção em saúde.
Resumo
A Liga Acadêmica de Infecções Sexualmente Transmissíveis da UFF (LIST – UFF) é um órgão a partir do qual os discentes têm a oportunidade de um contato mais íntimo com esta área, fundamentada nos três pilares das ligas acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão. As atividades a serem desenvolvidas visam instrumentar o futuro profissional da saúde quanto a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e promoção da saúde da população portadora das ISTs. Serão abordados tanto os aspectos teóricos quanto práticos (quando possível), com aulas teóricas regulares e inserção dos ligantes na dinâmica dos serviços de saúde. As atividades de pesquisa serão de cunho epidemiológico, utilizando-se dos dados obtidos a partir das vivências nos campos em que os alunos estejam inseridos. As ações de extensão serão voltadas para a graduação com a realização de cursos e atividades educacionais e atendimento para a população.